Capítulo 16

''Embora Control estivesse voando alto nas paradas no verão de 1986, Michael finalmente entrou em estúdio para gravar seu seguimento de Thriller.

Foi onde ele viveu a maior parte dos próximos dez meses. As únicas vezes que ele estava fora do estúdio por qualquer período de tempo, foi para filmar vídeos para duas de suas canções.

Em julho de 1987, duas semanas após encerrar o prazo final para ele entregar seu álbum para a Epic, o perfeccionista Michael finalmente soltou as fitas. Foi só então que eu ouvi Bad pela primeira vez.

Eu tive imediatamente as minhas favoritas: The Way You Make Me Feel e especialmente, Man In The Mirror. Eu amo a mensagem dessa música: ''Se você quer fazer do mundo um lugar melhor, dê uma olhada em si mesmo e faça uma mudança.''

Mas eu tive problemas com Bad - três problemas, para ser exata. A primeira música foi Smooth Criminal, a segunda foi Speed ​​Demon, a terceira foi Dirty Diana.

Aos meus ouvidos, aquelas canções eram ainda mais pesadas do que Billie Jean e Beat ItDirty Diana foi particularmente difícil para mim ouvir. Todos os acordes de guitarra! Parecia barulho para mim.

Mas parte do problema era eu. Eu estava tão em sintonia com Thriller que eu tinha estado inconscientemente esperando ouvir Thriller II. Eu deveria ter sabido então que Michael é um desses artistas que odeia se repetir, que está sempre abrindo novos caminhos. Depois que eu percebi, comecei a abrir a minha mente para o álbum como um todo.

Menos de uma semana depois que Bad foi masterizado, Michael organizou uma festa em nossa casa para os 50 maiores revendedores líderes do país. Depois dos empresários receberem uma prévia de Bad no Beverly Hills Hotel, uma frota de limusines os levou à nossa casa.

Eles visitaram o primeiro andar da casa e depois se sentaram para jantar no quintal. Michael apareceu com o primeiro curso, vestido com a mesma roupa preta cravejada de fivelas que ele usa na foto da capa do álbum. Perto do final da refeição, ele circulou de mesa em mesa, desculpando-se antes. Como de costume, eu me desculpei antes mesmo da festa começar, me contentando com uma espiada ocasional do andar de cima.

Uma vez que Bad já estava nas lojas de discos, Michael ficou aliviado com sua primeira boa notícia. Depois de apenas quatro semanas nas paradas, I Just Can't Stop Loving You, o primeiro single do álbum, tornou-se um sucesso nas paradas adulta contemporânea, Pop e R & B.

Enquanto isso, no Japão, a primeira parada em sua primeira turnê solo de sempre, os ingressos para suas nove datas no estádio tinham se esgotado rapidamente - dentro de uma hora - e Michael tinha acrescentado mais cinco shows. Esses concertos, também, tinham vendido quase imediatamente.

Michael foi para o Japão enquanto Bad estava sendo lançado. Eu disse a ele que eu iria ajudá-lo a se manter informado sobre como o álbum estava sendo recebido nos Estados Unidos. Eu esperava para dar-lhe brilhante relatórios. E, de fato, as primeiras críticas foram animadoras. Mas, apesar de tudo, a imprensa estava sendo deprimente sobre Michael.

Em vez de se concentrar no fato de que ele tinha acabado de lançar seu seguimento para o álbum mais vendido de todos os tempos e ter embarcado em sua primeira turnê solo, muitos na mídia estavam usando a ocasião para se debruçar em fofocas sobre Michael.

Para ser justa, um par de histórias tinha sido espalhado pelas próprias pessoas de Michael. Estou me referindo aos relatórios tolos sobre Michael dormir em uma câmara hiperbárica e ter feito uma oferta séria para comprar os ossos do Homem Elefante.

Eu não falei com Michael sobre os rumores, então eu não sabia o seu papel, se ele tinha vazado essas histórias. Mas eu soube com consternação como seu empresário Frank Dileo jogou as histórias para a imprensa.

"Você não deveria estar se espalhando coisas como esta", disse para Dileo pouco antes dele e Michael irem para o Japão. "Não faça o meu filho parecer um idiota."

"Ah, é bom fazê-lo", respondeu Dileo. "Isso faz as pessoas perguntarem sobre ele, e é isso que nós queremos."

Para o registro: Michael não possui e nunca dormiu em uma câmara hiperbárica. Deitou-se em uma só uma vez, só para ver como era, durante uma visita ao Michael Jackson Burn Center. Um fotógrafo tirou a foto e a imagem saiu.

Sobre os ossos do Homem Elefante, eu não tenho ideia se Dileo fez uma tentativa em nome de Michael para comprá-los. Se ele fez isso, ele o fez em tom de brincadeira. E se, por algum milagre, o centro médico de Londres que possui os ossos concordou em vendê-los, Michael me conhece bem o suficiente para saber que eu não teria deixado ficar na casa com eles.

Mas a maioria dos rumores de Michael foram inventados pela imprensa e eram ofensivos.

O rumor mais cansativo de todos foi o que insinuava que Michael era gay. A primeira vez que ouvi esse boato foi por volta da década de setenta, quando uma revista negra afirmou que Michael e uma mulher estavam disputando o amor do ator e compositor Clifton Davis e isso quase me deixou louca. ''Por que eles imprimiram isso?'', eu disse a mim mesma.

Tudo o que posso dizer é que Michael não é gay. Primeiro de tudo, a Bíblia fala contra o homossexualismo e ele é muito religioso. Segundo, ele quer sossegar e casar um dia. Nós já conversamos sobre isso. E ele vai.

Rebbie: ''Se Michael se casasse, o rumor gay pararia imediatamente. Mas a imprensa não o vê com muitas mulheres, não levando em conta o fato de que ele é viciado em trabalho. Além disso, com seus olhos e sua pele e o fato de que ele usa maquiagem em frente à câmera e no palco, ele passa para a imprensa um tipo de visual feminino. Mas só de estar ao redor dele e ouvir as pequenas coisas que ele diz sobre as mulheres me dizem que ele é definitivamente heterossexual.''

Quanto ao rumor sobre Michael ter tomado hormônios femininos para manter sua voz alta e seus pelos faciais (barba e bigode) "ralos", a verdade é que a sua voz é geneticamente alta, como é a de Jackie, a de meu pai e a do pai do meu marido. A falta de pelos faciais em Michael também é de família.

O outro boato sobre Michael que apareceu novamente em 1987 é a que ele teve o rosto todo refeito por cirurgiões plásticos.

''Por que as pessoas não podem simplesmente amar Michael por sua música, em vez de ficar tão presos no que ele se parece?'', eu me perguntava.

Para o registro: Como Michael escreveu em Moonwalk, ele teve seu nariz "feito" duas vezes, e uma fenda adicionada ao seu queixo e isso é tudo. As pessoas que se deleitam em comparações com fotos de Michael de "antes" e "depois" não se preocupam em levar em conta o fato de que ele perdeu muito peso quando ele virou vegetariano e começou a jejuar um dia por semana.

Francamente, eu não queria que Michael fizesse nenhuma cirurgia plástica, em primeiro lugar. Mas estando no negócio que ele está, ele queria o seu melhor visual e eu pensei... ''Bem, não há nada de errado com isso.''

"Michael, eu gostaria que você pudesse pôr um fim a essas histórias'', eu disse a ele quando eu o peguei no telefone. "Seu pessoal de relações públicas não parece mesmo ser contra esse lixo com a notícia sobre todas as coisas boas que você está fazendo."

Michael parecia surpreso. "Mãe, isso não é verdade", disse ele. "Eu estou tendo boas notícias." Ele disse que iria me enviar cópias dos artigos que o seu pessoal tinha lhe enviado.

Mas, mesmo antes de receber os artigos, eu descobri o que seu pessoal de relações públicas vinha fazendo: eles estavam mantendo as histórias perturbadoras sobre ele. Coube a mim, eu decidi, mantê-lo informado sobre tudo o que a imprensa estava dizendo.

"Mãe", ele disse para mim depois de um de muitos telefonemas, "é chegado a tal ponto que quando me dizem que você está no telefone, eu não quero atender a chamada porque tenho medo que você vai ter outra coisa negativa para me contar. E é difícil para mim trabalhar quando ouço essas coisas, porque me incomodam.''

Infelizmente, as histórias perturbaram Michael na medida em que ele acabou escrevendo uma carta aberta para a imprensa de seu quarto de hotel de Tóquio.

Michael escreveu:

Como um velho provérbio indiano diz... 'Não julgue um homem até ter andado duas luas em seus mocassins.' A maioria das pessoas não me conhece, é por isso que escrevem coisas das quais a maioria não é verdadeira. 

Eu choro com muita frequência porque dói e eu me preocupo com as crianças, todos as minhas crianças por todo o mundo, eu vivo para elas. Se um homem não pode dizer nada que ele não possa provar, contra um personagem, a história não pode ser escrita. 

Animais não atacam por maldade, mas porque querem viver, é o mesmo com aqueles que me criticam, eles querem nosso sangue, não nossa dor. Mas eu ainda tenho que alcançar os meus objetivos, eu tenho que procurar a verdade em todas as coisas. 

Tenho que suportar pelo poder que fui enviado para o mundo, para as crianças. Mas tenham piedade, porque eu estou sangrando já há muito tempo.''

A carta de Michael

Eu chorei quando li a sua carta. ''Se a imprensa conhecesse o Michael que eu conheço..'', pensei. Tão gentil, tão sensível; infantil, ainda sábio.

A carta de Michael representava sua "palavra final" para seus críticos. No momento em que Joe e eu nos juntamos a ele no Japão para seus concertos finais lá, seu foco se voltou cem por cento à sua turnê.

Joe e eu fomos surpreendidos com a agitação que o Tufão Michael - como a imprensa o apelidou - causou desde sua chegada .... uma chegada narrada por 600 fotógrafos. Mesmo a chegada de Bubbles em um voo separado atraiu 300 fotógrafos!

Cada loja pela qual nós passamos parecia carregar as camisetas e jaquetas de Michael Jackson. Nós também vimos a sua imagem em sacolas de compras e cartazes que revestem as paredes da cidade.

Durante o curso da turnê, Michael foi o tema de duas horas do horário nobre especial na rede de televisão Nippon. O acordo foi elaborado por um velho amigo de Michael, Jimmy Osmond, anteriormente dos Irmãos Osmond, e agora um promotor de shows.

Desnecessário dizer, Michael teve hordas de jovens como companhia onde quer que fosse durante a sua estadia. Sua van era assediada diversas vezes por fãs gritando e chorando, quando ele se aventurava para fora do seu hotel.

Michael tomou um gole de chá com o prefeito de Osaka, que o presenteou com a chave da cidade. Em Tóquio, ele chocou os passageiros, fazendo uma aparição surpresa em um trem bala.

Ele também foi capaz de se distrair em um de seus passatempos favoritos - compras - graças à cooperação dos proprietários de lojas que lhe permitiram passear antes e depois do expediente. Entre as suas compras: relógios, livros de arte, uma tela oriental, brinquedos e muito mais para sua coleção de brinquedos.

De volta a seu quarto de hotel, ele pessoalmente conferiu tudo sobre os bastidores e fotos. Ele também calmamente fez com que bilhetes gratuitos para os concertos fossem distribuídos ​​para os jovens deficientes.

Um dos seus gestos da turnê estava se movendo em grande escala. Quando soube que uma criança de Osaka de cinco anos de idade tinha sido sequestrada e assassinada, ele anunciou durante seu próximo show que ele tinha decidido dedicar a sua turnê para a memória do menino. Ele enviou condolências à família do menino, bem como uma contribuição.

Quanto aos concertos de Michael no Japão, eles tinham tudo o que um fã pode pedir: grandes canções, performances inspiradas por Michael e deslumbrantes efeitos especiais. A única coisa que eu senti que faltava eram os irmãos de Michael.

Eu não poderia deixar de lembrar que, originalmente, a Victory Tour dos Jacksons era para ter sido uma turnê mundial, com o Japão incluído no itinerário. Mas o pessoal de Michael o tinha aconselhado a não estender a turnê, e ele os ouviu.

E aqui eu estava assistindo o show idêntico - além de um par de canções de Bad - que Michael havia feito com seus irmãos há três anos. Michael não teve escolha a não ser trazer o show de Victory com ele, porque ele não teve tempo para trabalhar em um novo show.

No lugar de seus irmãos, Michael havia contratado quatro dançarinos do sexo masculino. Ele também trouxe, no decorrer, quatro cantores.

Ele não foi o mesmo - para mim, pelo menos. Eu não sabia o quão forte eu me sentia sobre isso até após o primeiro show que eu vi.

"Bem, o que você acha?" Frank Dileo perguntou.

"Eu achei que foi ótimo. Michael é sempre bom ", eu respondi. "Mas teria sido melhor show com os irmãos."

"Oh, você está louca", disse Dileo.

"Não, eu não estou", eu disse, com a contundência na minha voz me surpreendendo. "Cada irmão tinha sua própria personalidade. Eles sabem como dançar e harmonizar juntos. Suas vozes se misturam de uma forma especial, porque eles são irmãos. Assim, o show teria sido melhor com eles."

Do Japão, Michael voou para a Austrália em novembro. Seus cinco concertos esgotaram em Sydney, Melbourne, Brisbane e lhe renderam um apelido na segunda turnê, Crocodilo Jackson.

Quando Michael voltou para Los Angeles em dezembro, Bad ainda estava mantendo a posição número um na parada de álbuns da Billboard, graças, em parte, ao sucesso de seu segundo single, a canção-título.

Mas, mesmo enquanto The Way You Make Me Feel se tornava o terceiro single consecutivo e Bad marcava o número um nas paradas em janeiro de 1988, eu tinha minhas dúvidas se Michael iria sair com alguns dos Grammys na premiação de março na cerimônia em Nova York. Eu temia que a preocupação da imprensa com fofocas tivesse causado uma reação à Michael Jackson.

Minhas suspeitas foram confirmadas ao assistir o show do Grammy na televisão. Não só Michael não ganhou para o Álbum do Ano, como ele não ganhou nenhum dos outros prêmios para os quais ele foi nomeado.

A única vez que ele subiu ao palco no Radio City Music Hall durante a cerimônia de premiação foi para cantar. Depois, Michael me ligou.

"Você viu o Grammy?", ele perguntou.

"Eu vi", eu respondi.

"O que você acha?"

"Bem, eu não acho que eles foram justos."

"Nem eu."

Considerando o que tinha acontecido, eu estava feliz por ele ter decidido fazer a sua primeira aparição na TV em cinco anos nos Grammys. Seu desempenho foi um lembrete de que ele tinha adquirido sua fama não como uma curiosidade da mídia, mas por causa de seus talentos dados por Deus como cantor e dançarino.

Michael foi eletrizante desde o momento que desfilou no palco para cantar The Way You Make Me Feel, seu chapéu puxado sobre os olhos.

Eu me perguntava como ele poderia superar sua performance da canção, que incluiu seu arsenal cheio de reviravoltas, voltas e pressões. Mas em seu segundo número, Man in the Mirror, ele encontrou uma maneira. No momento climático da canção, ele pulava, dançava no palco e de volta, em seguida, caiu de joelhos em alegre testemunho.

Bad, no final, não estabeleceu um novo recorde de vendas. No verão de 1989, vinte milhões de cópias foram vendidas, cerca de metade do número de cópias de Thriller. O que ainda era um número impressionante, no entanto, e classificou Bad como o terceiro LP mais vendido de todos os tempos.

Por esse tempo em que a turnê mundial de Michael terminava em janeiro de 1989 no Los Angeles Sports Arena, ele também estabelecia um recorde para a maior bilheteria bruta de sempre: 125 milhões de dólares. Durante seu ano e meio na estrada, ele se apresentou para cerca de quatro milhões de fãs.

Desde  janeiro de 1988, meu sobrinho Tony Whitehead era uma das cerca de 160 pessoas que compunham o pessoal da turnê de Michael. Sua visão sobre a equipe:

Tony: ''Michael me contratou como um dos cinco carpinteiros. Juntamente com os montadores, técnicos de iluminação, pessoal de som e a equipe da banda, estávamos com responsabilidade para o conjunto.

A função específica do carpinteiro era ter a certeza de que o palco seria montado de forma segura para cada show. Era um trabalho repleto de tensão. Se o palco desabasse durante o show, as pessoas - incluindo Michael - poderiam morrer.

Essa etapa foi enorme. Começou no Flórida Pensacola Civic Center, onde Michael ensaiava seu novo show em janeiro e fevereiro de 1988. Eu não sei exatamente por quanto tempo foi, mas ele me levou para caminhar por cerca de sete minutos. O palco principal onde Michael dançava era composto por 110 metros de comprimento.

Todos da equipe receberam um livreto descrevendo nossa programação. Em um dia especial sabíamos onde estaríamos tocando, onde estaríamos hospedados, onde estaria o promotor, a que horas as portas se abririam e, mais importante, a que horas seria feita a passagem de som. É quando o palco teria que ser completamente definido.

As pessoas pensam que quando você está na estrada, você está tendo um bom tempo. Por favor, você mal tem tempo para um bom tempo. Demorava 18 horas para a montagem do palco e geralmente nós trabalhávamos a partir das dezenove horas à meia-noite. Eu estava tão cansado no dia seguinte que eu só queria descansar.

Em seguida, havia as pernoites. O dia mais difícil que tivemos foi quando fizemos shows em Indianápolis e Louisville. Montamos o show em Indianapolis e então, depois de Michael se apresentar, desmontamos tudo para carregar para os onze caminhões dos bastidores.

Nós deixamos Indianapolis em quatro horas e, três horas e meia mais tarde, começamos a montar o conjunto novamente em Louisville. Nós terminamos uma hora antes de Michael ter que se apresentar - a nossa mais próxima chamada em toda a turnê. Meus braços estavam dormentes.

Minha agenda e a do meu primo eram totalmente incompatíveis. Mas mesmo que elas fossem idênticas, eu não teria visto ele nos bastidores. Eu nem sabia onde ele estava hospedado.

O endereço do hotel de Michael foi mantido em segredo para que no caso dos membros da equipe serem assediados pelos fãs, poderíamos dizer honestamente: "Eu não sei."

Em sua posição, Michael não tinha escolha, mas estava consciente de sua segurança. Eu conhecia pelo menos doze pessoas em sua equipe de segurança, mas havia mais. Ele tinha equipes verificando com antecedência cada hotel para onde ele estava indo e cada arena ou estádio onde ele iria se apresentar. E essas pessoas eram profissionais.

Embora eu nunca soubesse onde ele estava hospedado, eu ouvi de um membro da banda que, em seu quarto, ele estava escrevendo canções. Esse é o Michael para vocês: o homem não paga chamadas sociais. Ele está sempre fazendo bom uso do seu tempo.

Normalmente eu não iria colocar os olhos nele até minutos antes do show. Ele tinha um ritual nos bastidores. Ele, seus dançarinos e cantores se davam as mãos em torno de uma das pessoas do figurino e faziam uma oração. Então, de repente eles gritavam: "Um, dois, três - vamos lá!" E a magia começava.

Não importa o quanto eu estava cansado, o desempenho energético de Michael e da multidão entusiasmada me levantavam. Não seria muito antes de eu começar este sentimento vibrante no meu corpo - um sentimento, realmente, de espanto.

Durante o show eu usava outro chapéu: o de apoio. Na escuridão entre as músicas, eu seria uma das várias pessoas correndo em volta do palco retirando os banquinhos e outros adereços.

A minha tarefa favorita era treinar uma fã de Michael nas "trincheiras" em frente do palco quando ele cantava The Way You Make Me Feel no final do show. A fã, é claro, iria espalhar seu cabelo e roupas ao redor.

Onde quer que Michael andasse ou dançasse, eu o seguia com a fã, que estava nas escadas. Ele pisca para mim. Eu pisco de volta. Ele sorri para mim. Eu sorrio de volta.

Quando ele começava a dançar, eu faria também. "É tudo o que posso fazer para não rir quando Tony começa zombando da minha dança", ele disse à minha tia.

Na verdade, eu não estava tentando imitar Michael, eu estava apenas me divertindo. Este era o meu momento, juntamente com o meu primo na turnê. Michael ainda não sabe o quanto esse momento significava para mim.''

Eu tive meus momentos especiais na estrada com o meu filho, também, depois me juntar a ele no final de agosto para as datas finais sobre a parte européia de sua turnê.

Eu não tinha visto ele por meses até esse ponto, embora nós mantivéssemos contato por telefone. Uma vez, quando ele não pôde me contatar, ele deixou dito para a nossa equipe de segurança que era "urgente" que eu retornasse a sua chamada. Quando recebi a sua mensagem fiquei alarmada.

"Michael, o que há de errado?" Eu perguntei a ele.

"Oh, nada", disse ele. "Eu só queria conversar."

Tive o prazer de ver Michael com aspecto saudável e descansado, mesmo que naquele momento ele estivesse em turnê por quase um ano. Ele teve a sábia decisão de se apresentar normalmente três, e não mais de quatro shows por semana. Não só esse ritmo fácil o mantinha descansado, mas também ajudava a sua garganta.

Cantar rouco tinha sido um problema ocasional de Michael. Durante a Triumph Tour de 1980 ele teve um tempo difícil em alcançar as notas altas durante seu show com os irmãos no Fórum. Jackie fez o seu melhor para cobrir essas notas para ele, mas a rouquidão de Michael era evidente o suficiente para os críticos a mencionarem - e para me fazer encolher na platéia.

Foi depois disso que Joe e eu insistimos para que Michael consultasse um treinador de voz.

"Eu nasci com esta voz. Eu não quero mexer com isso ", protestou ele.

"Não é para mudar a sua voz", eu disse. "É para ensiná-lo a respirar e cantar a partir do seu estômago, para que não lhe cause mais dor de garganta."

Eventualmente, Michael concordou em trabalhar com um treinador e ele viu que eu estava certa. Durante a Bad Tour, ele até convidou o seu treinador, Seth Riggs, para ir para a estrada com ele de vez em quando, para lhe dar exercícios de voz. Não foi até novembro de 1988, no meio de suas datas de Los Angeles, que as cordas vocais inchadas o obrigaram a adiar alguns shows. Ele fez as cinco datas do mês de janeiro seguinte.

A outra chave para a sua boa saúde, creio eu, tinha sido sua dieta. Antes de Michael sair em turnê, o médico insistiu em uma dieta de alta proteína, incluindo peixes, de modo que ele seria capaz de manter a sua resistência em alta. Michael relutantemente concordou.

Mesmo antes de Michael virar vegetariano no final dos anos setenta, eu me preocupava com a sua falta de interesse em alimentos. Quando a família saía para tomar sundae, ele era o único que não queria um. "Eu não estou com fome", ele dizia. Agora, qual o garoto que nega um sundae? Eu tenho vergonha de admitir que, por vezes, LaToya e eu gostávamos de tomar dois por dia.

Depois que Michael decidiu renunciar à carne, tornou-se ainda menos interessado do que antes em comer. Ele empregou um chef em tempo integral, mas eu não sei por que ele se sentia incomodado. Quando ele levava sua comida, comia duas colheres de sopa e deixava o resto. "Se eu não tivesse que comer para viver, eu nunca comeria", ele me disse.

Um dia por semana, Michael jejuava. "Eu estou limpando meu corpo, que é uma coisa saudável a fazer", explicou. Mas, em vez de relaxar naquele dia para conservar sua energia, Michael dançava sem parar por duas horas em sua pista de dança portátil.

Michael gostava de ter a última palavra em nossos argumentos sobre sua dieta. "Você está sempre se preocupando por eu ser magro", ele dizia, "mas você sabe o quê? Meu médico me disse que eu estou em forma. Então, pare de se preocupar comigo. Eu deveria estar preocupado com você. Você é uma que coloca todas as coisas ruins em seu corpo."

Mas a turnê Victory tirou o melhor de Michael fisicamente. Ele sofria de exaustão e desidratação. A memória de sua doença ainda estava fresca em sua mente quando seu médico prescreveu a sua dieta para sua turnê solo.

Eu, naturalmente, esperava que depois de um ano comendo três refeições por dia, Michael tinha desenvolvido um interesse permanente em alimentos. Mas minha esperança foi frustrada na primeira vez em que nos falamos depois de nos juntarmos a ele no exterior.

Feliz como ele estava com a maneira como a turnê estava por esse ponto, ele me disse: "Eu vou estar feliz quando tudo acabar, para que eu possa começar a comer do jeito que eu quiser novamente. Estou cansado de me forçar a comer."

Enquanto eu estava com a turnê, Michael permaneceu caracteristicamente com sua auto-ocupação, muitas vezes, escrevendo e cuidando dos negócios da turnê em seu quarto de hotel durante as suas horas "livres". Mas nos divertimos juntos em alguns momentos especiais.

Em um dia livre em Viena, ele contratou um motorista, e visitamos as casas de Beethoven, Mozart e Strauss, bem como o histórico restaurante onde eles se reuniam. No outro dia livre, fomos fazer compras, e Michael comprou mais estátuas e pinturas.

Mas tivemos que interromper este curto passeio, porque ele foi reconhecido. Isso nos surpreendeu na época, porque Michael estava usando o que nós dois tínhamos pensado ser um disfarce infalível: peruca afro e chapéu, bigode falso e dentes falsos.

Mais tarde soubemos que as fotos de Michael andando em público neste disfarce muito recentemente tinham sido publicadas na Áustria! O fotógrafo passou a ser um membro da equipe de Michael.

A maioria de nossas visitas ocorriam na suíte do hotel de Michael. Depois de um show, eu o acompanhei para um jantar tardio, e conversamos. Ele me contou sobre seus shows memoráveis ​​especialmente a esse ponto, entre eles concerto em 19 de junho no Muro de Berlim, em frente de 65.000 alemães ocidentais, e suas cinco datas com ingressos esgotados em julho no Estádio de Wembley em Londres.

Em um dos seus momentos nos bastidores ele havia se reunido com o príncipe Charles e a princesa Diana, que assistiu a seu show de Wembley em 16 de julho. Michael presenteou o casal real com um cheque de 450 mil dólares para o Prince's Trust (instituição de caridade - nota do blog), era o seu rendimento do concerto. A doação foi utilizada para a reforma do Great Ormand Street Children’s Hospital.

Enquanto eu estava com Michael, ele continuou a fazer memórias. Em 26 e 27 de agosto ele fez os seus sexto e sétimo shows marcando um recorde em Wembley. Dois dias depois, ele se apresentou no Roundhay Park em Leeds.

Se alguém no meio da multidão de 92.000 não sabia que era o aniversário de trinta anos de Michael ao chegarem no parque, o avião sobrevoava mostrando um banner onde se lia: FELIZ ANIVERSÁRIO, MICHAEL, deixando-os saber.

A cada pausa no show, grupos da multidão começavam a cantar "Feliz Aniversário". Mesmo que Michael não comemore aniversários por causa de suas crenças religiosas, ele ficou em silêncio no palco em um ponto, enquanto toda a multidão o homenageava com uma versão estrondosa da música.

Todos próximos a Michael disseram que ele respondia com um suave "obrigado", mas sei que a demonstração de carinho de seus fãs o comoveu.

Seguiram os concertos na Alemanha, Áustria e Inglaterra, mas servindo como um prelúdio do show para o qual Michael realmente estava se preparando: sua data de 11 de setembro no Liverpool's Aintree Racecourse, o último show de sua turnê europeia. Foi Michael quem desejou tocar em Liverpool.

"Eu sempre considerei Liverpool a casa da música pop contemporânea, em virtude de ser o berço dos incomparáveis Beatles", disse ele à imprensa.

Tornando a sua data em Liverpool ser ainda mais significativa, foi ele ter feito o anúncio de que seria seu último show europeu e que ele pretendia parar completamente de fazer shows ao vivo após sua turnê mundial. Enquanto eu não acreditei por um minuto que Michael nunca iria se apresentar de novo, eu achava que era concebível ele fazer uma pausa para que ele pudesse perseguir outros interesses.

Como se viu, o concerto em Aintree Racecourse atraiu de longe o maior público na turnê mundial de Michael: 133.000 pessoas. Quando eu esquadrinhei a multidão do lado do palco antes de Michael passar, fiquei surpresa com a visão de pessoas, pessoas e mais pessoas em todos os lugares.

Infelizmente, a noite também foi notícia porque foi marcada por violência e lesões.

Nós tínhamos sido avisados ​​sobre o Liverpool. "Você tem que ter cuidado lá", nos disseram. "Um monte de pessoas estão sem trabalho e eles estão tensos."

Com certeza, milhares de pessoas sem ingressos tentaram invadir o concerto, eventualmente, quebrando as paredes improvisadas que haviam sido erguidas ao redor do autódromo. Dezenas de policiais a cavalo tentaram contê-los e a cena parecia uma zona de batalha.

Dentro da pista, enquanto isso, milhares de pessoas foram socorridas por desmaios e ferimentos leves, resultado de todos empurrões e disputa por posição entre a incrível massa de pessoas.

A violência explodiu mesmo na iluminação e cabine de som, bem acima da multidão. O pessoal da segurança local havia tomado para si e seus amigos os assentos que haviam sido reservados para os convidados pessoais de Michael.

Quando uma das pessoas da segurança de Michael pediu para que saíssem, um grupo dessas pessoas da segurança de Liverpool o atacou. A polícia teve que ser chamada, e eles mandaram todo mundo sair do local, exceto o pessoal de Michael.

Por causa do tempo frio que permanecia em um dos lados do palco, então eu não vi a briga. Mas a luta também me afetou porque, por razões de segurança, fui convidada pelo pessoal do Michael juntamente com seus convidados pessoais para sair com antecedência do show, a bordo de um ônibus. Acabei perdendo a última metade do concerto.

Michael não sabia sobre o acontecido no meio da multidão e na cabine de iluminação até depois do show. Satisfeito como foi com o seu show e a recepção que ele recebeu da multidão gigantesca, ele ficou muito chateado com o relatório de lesões e, principalmente, com a violência. Se existe alguma coisa que Michael abomina, é a violência.

Depois de terminar a Europa, não havia nada que Michael quisesse mais do que alguns dias de paz e tranquilidade no país antes dele começar o seu retorno aos Estados Unidos.

"Mãe, eu quero que você venha comigo", disse ele.

Eu já tinha estado fora de casa por três semanas naquele ponto e Joe estava acenando para o meu retorno, mas eu disse a Michael que eu iria acompanhá-lo por um dia ou dois. Eu estava ansiosa para visitar sua nova casa no belo vale Santa Ynez, ao norte de Santa Barbara.

Michael tinha se apaixonado com a área da Califórnia em 1982, quando ele e Paul McCartney filmaram seu vídeo Say, Say, Say lá. Durante as filmagens, Paul e sua esposa Linda alugaram uma propriedade incrível, o rancho Sycamore.

O rancho estava em uma área de três mil hectares cobertos de carvalhos, um belo cenário para a joia da fazenda, a casa de campo europeia de dois andares.

Quem projetou a casa era obviamente um homem, segundo o coração de Michael. Ele recrutou três dezenas de artesãos europeus para construir a casa de acordo com os exigentes padrões do Velho Mundo. O resultado foi uma casa relativamente nova, que para todos os seus detalhes de bonita madeira parecia como se tivesse sido construída em outro século.

Quando Michael visitou Paul e Linda no rancho Sycamore, ele se apaixonou. Mas eu não sabia o quanto ele amava o rancho até comprá-lo em março de 1988.

Somando-se a minha expectativa quando nos dirigimos ao rancho depois da nossa chegada ao Aeroporto Internacional de Los Angeles, foi um pedido curioso que Michael recebeu de um de seus funcionários no rancho: que Michael telefonasse alguns minutos antes de chegarmos ao portão da frente.

"Agora, por que eu deveria me anunciar na minha própria casa?" Michael perguntou.

Quando chegamos no início da noite, vimos o porquê. Lá para nos receber, sob o letreiro de BEM-VINDO A NEVERLAND - o novo nome de Michael para o rancho - estavam dois condutores com chapéus em cima de uma carruagem puxada por dois Clydesdales (uma raça de cavalos típica de ranchos - nota do blog). Michael tinha comprado a carruagem meses atrás e ela havia chegado enquanto ele estava fora em turnê.

Michael e eu entramos na carruagem e fomos deixados a 400 metros da sua porta da frente. Esperando a nossa chegada estavam os empregados do rancho, alinhadas em ambos os lados da calçada. "Bem vindo ao lar, Michael!" Exclamaram.

Como Michael tinha estado em turnê pela maior parte do tempo desde que ele comprou a casa, ele não conhecia muitos dos empregados. No entanto, nós reconhecemos os rostos familiares da criada, Bianca, que trabalhava na nossa casa em Encino. Ela rompeu e correu para Michael e deu-lhe um abraço.

Naquela noite, Michael me deu um passeio pela casa. Na manhã seguinte, entramos em um dos carrinhos de golfe e ele me levou ao redor do rancho. Fizemos a volta no lago de cinco hectares e cruzamos para o celeiro, onde Louie Lola, as lhamas, agora vivem.

Então nós paramos nas casas de hóspedes e na casa de jogos. Ele também apontou onde pretendia construir uma sala de cinema, um pequeno zoológico e um parque infantil para os seus sobrinhos e sobrinhas e outros convidados jovens.

Então fomos para os confins da propriedade. Nós percorremos por cima das colinas e vales. Em um local especialmente cinematográfico, paramos para aproveitar a vista.''