Capítulo 11

''Um dos meus anos difíceis com Joe, 1980, tornou-se ainda pior quando um dos meus filhos quase morreu. Nós tivemos sorte: até aquele ano apenas uma das crianças tinha se envolvido em um grave acidente. Marlon, com seis anos na época, foi atingido por um carro.

Marlon: ''Michael tinha me dado um tostão e eu estava no meu caminho para a loja da esquina para comprar chicletes; naqueles dias você podia comprar duas unidades com um centavo. Eu acho que eu não sabia como atravessar a rua.''

Eu ouvi o que tinha acontecido de duas crianças vizinhas.

"Seu garotinho foi atropelado!" Um deles gritou.

"Sim, e eu acho que ele está morto!" O outro exclamou.

Eu quase desmaiei. Depois de me recuperar, eu corri para o hospital, onde soube que Marlon havia sofrido uma fratura no crânio. Ironicamente, o homem que o atingiu era um primo de Joe, que tinha acabado de chegar do sul. Que maneira de atender um parente!

Marlon ficou  no hospital por três semanas. Mas, graças a Deus, ele ficou bem depois disso. A única coisa que ele não podia fazer por um tempo era parar com a sua cabeça.

Após o acidente de Marlon, duas das crianças experimentaram contratempos típicos de infância. Aos dez anos, Tito quebrou o braço jogando futebol. Com a mesma idade, Jermaine colidiu de frente com outro defensor ao perseguir uma bola durante um jogo do Little League.

"Será que vou morrer?", ele perguntou para mim e Joe, enquanto o levávamos às pressas para a sala de emergência, a fim de fazer pontos no corte acima do olho direito. Mas o meu único menino que parecia propenso a acidentes depois que se mudou para a Califórnia era Randy.

Foi Randy que, ao praticar seus chutes de karatê - no chuveiro, em todos os lugares - atravessou o pé através do vidro com a idade de 10. Ele usou muletas por semanas depois que ele recebeu pontos.

Foi Randy que, dois anos depois, foi atacado pelo pitbull de Johnny Jackson no quintal.

"Michael, ele não vai morder você - ele só quer brincar", Randy exclamou depois de Michael, temendo que o cão os rodeasse, pulou sobre o capô do nosso jipe.

Mal Randy falou isso e o pitbull afundou seus dentes em seu braço, arrancando um naco de carne. Como Randy correu para o jipe, o cão lhe mordeu uma segunda vez no calcanhar. E lá fomos nós para a sala de emergência de novo.

E foi Randy que quase se matou na madrugada em uma manhã de 1980, quando ele perdeu o controle de seu Mercedes-Benz em uma rua molhada da chuva em Hollywood, batendo em um poste de luz.

Aconteceu de um amigo nosso passar por perto e ele me deu a notícia em um telefonema às quatro horas da manhã. Ele acrescentou que tinha visto bombeiros usando ferramentas para tirar Randy das ferragens.

Joe, Michael, LaToya e Janet também estavam em casa no momento, e estávamos todos em pânico. Nós o procuramos nos hospitais locais e o encontramos na sala de emergência do Centro Médico St. Joseph em Burbank. Em seguida, avisamos o restante da família.

Nós todos devemos ter voado para Burbank, porque parecia que cinco minutos depois, a família Jackson inteira estava lá.

Marlon: ''Foi difícil para nós olhar para Randy na sala de emergência. Cacos de vidro ainda estavam em seu cabelo, o lençol que o cobria estava manchado de sangue. Quando eu levantei o lençol, vimos que as duas pernas estavam quebradas da coxa para baixo. Podíamos ver o osso.''

Randy: ''Eu esmaguei todos os meus dedos. Eu quebrei cada osso do meu pé esquerdo. Eu quebrei meus joelhos, minha tíbia, ambos os tornozelos, as duas canelas. Eu quebrei minha pélvis. Eu quase morri na sala de emergência antes da minha família chegar - não pelas lesões, mas pelo erro de uma enfermeira. Em vez de dar uma dose de metadona a um viciado em heroína na sala, ela a deu para mim. Como eu não uso drogas, meu corpo reagiu violentamente. Meu coração parou de bater e eu parei de respirar. Eles tiveram que trabalhar arduamente para me trazer de volta.''

"Eu vou ficar bem", Randy conseguiu nos dizer depois que nos juntamos a ele na sala de emergência. Mas fora da sala, o médico não tinha tanta certeza.

"Podemos ter que amputar", disse ele. "Mesmo que possamos salvar suas pernas, eu não acho que ele seja capaz de andar novamente."

Meu coração caiu aos meus pés. "Como poderia viver sem Randy andando?" Eu chorei. "Ele é o filho mais independente na família!"

Mais tarde naquela noite, Randy foi transferido da emergência para o seu quarto. Fomos autorizados a visitá-lo, mas ele nos deu uma olhada e ficou chateado.

"Vão embora, se vocês vão ficar chorando", disse ele. Quando seu médico tentou informá-lo da gravidade de sua condição, Randy disse que ele não queria ouvir sobre isso.

Randy: ''Eu sabia que se eu aceitasse o prognóstico de que eu nunca voltaria a andar, então eu nunca voltaria a andar. Assim, desde o início eu disse a mim mesmo, isso não é para mim. Eu vou superar. Eu sempre acreditei fortemente no poder da auto-sugestão e no pensamento positivo.''

A primeira ordem dos médicos era parar o sangramento interno de Randy. Depois que eles conseguiram fazer isso, eles começaram a trabalhar em suas pernas. Seis meses e sete operações mais tarde, ele foi liberado do hospital. Cada uma de suas pernas estavam em um molde por toda a extensão até seu quadril.

Ele ficou em casa por um tempo. Mas então ele insistiu em voltar para o seu lugar com a namorada, Julie Mijares, o que me chateou. "Como eu posso cuidar de você agora?" Eu perguntei a ele.

Randy: ''Eu estava inflexível sobre estar no meu próprio ambiente, onde eu não estaria distraído e onde eu poderia ler as coisas que eu precisava ler. Era parte da minha recuperação. Assim, também, havia uma rigorosa dieta que meu amigo Dick Gregory me colocou para fortalecer meus ossos. E eu já tinha trabalhado com um fisioterapeuta especializado em atletas. Eu acreditava que, se eu me cercasse de pessoas atléticas das 9 às 5 a cada dia, iria me ajudar a voltar. Meu terapeuta era Clive Brewster, que trabalha com o Los Angeles Lakers. Eu fiz ele acreditar que eu queria andar de novo, que eu tinha de andar novamente. Várias semanas depois que eu saí da casa da minha mãe, minha namorada Julie me levou de volta para uma visita. Na época, eu ainda estava confinado a uma cadeira de rodas. 'Mãe, eu quero lhe mostrar uma coisa', eu disse depois que ela veio até a porta. Enquanto ela estava lá com as lágrimas escorrendo pelo rosto, eu consegui ficar de pé pela primeira vez desde o acidente.''

Com a recuperação milagrosa de Randy, era justo que o álbum dos Jacksons de 1980 fosse intitulado Triumph.

Seu segundo LP auto-produzido foi lançado em julho de 1980, enquanto Randy ainda estava no hospital. Pela primeira vez no álbum Jacksons, cada música era um original dos Jacksons.

Como DestinyTriumph estava fadado a ganhar platina, vendendo mais de um milhão de cópias. Ajudando o álbum ao longo estava o sucesso dos singles One Lovely e Heartbreak Hotel.

Eu particularmente gostei de Heartbreak Hotel, uma das composições de Michael. Não só tem uma boa batida, boa música e letras misteriosas, ela também teve alguns toques de produção agradáveis, como a introdução de violino e piano de cauda. Esta foi a canção em que Michael começou a experimentar e expandir seus limites como compositor.

Era costume dos meninos fazer turnê para apoiar o lançamento de um novo álbum, mas por causa da convalescença de Randy, a turnê Triumph foi adiada.

A terapia de Randy continuou por meses. Depois que seus moldes foram removidos, ele trabalhou em dobrar as pernas, enfrentando a dor severa. Então, com a ajuda de um andador, ele deu o primeiro passo.... e seu segundo... e seu terceiro.

Depois que ele começou a andar, ele foi capaz de exercer de forma mais vigorosa, e nadar. Depois de um tempo, ele foi capaz de usar uma máquina Nautilus* (uma marca de aparelho de musculação - nota do blog) e poderia jogar basquete e andar de bicicleta.

Em julho de 1981, ele estava habilitado para a turnê.

Jermaine: ''Depois de vermos como Randy estava determinado a andar novamente, os irmãos não duvidaram  por um momento que ele se apresentasse novamente conosco.''

O adiamento da turnê dos Jacksons trabalhou em favor dos meninos na medida em que lhes permitiu preparar o seu show mais elaborado até o momento. Na época, grupos rivais, como Earth, Wind & Fire estavam experimentando produções ambiciosas, e os meninos não queriam estar de fora. Era herança de sua antiga competitividade nos shows de talentos em Gary.

Inspirado no filme Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Michael desenhou um cenário da era espacial para o show, que também contou com a presença do mágico Doug Henning para planejar os efeitos especiais do show. O mais impressionante era o desaparecimento de Michael em uma nuvem de fumaça no final de Don't Stop 'Til You Get Enough.

"Michael, como é que esse truque funciona?" Eu perguntei a ele, depois de tentar, em vão, descobrir.

"Eu não posso dizer a você, Mãe" Michael respondeu. "É um segredo."

Meu momento favorito da turnê Triumph, no entanto, foi muito menos espetacular, embora mágico em sua própria maneira. Ele veio na noite de abertura no Coliseu Memphis, quando Randy, vestido em armadura medieval, começou o show levando seus irmãos no palco. Vendo-o executar apenas 16 meses depois de seu médico falar que ele nunca poderia andar novamente, tornou o triunfo pessoal de Randy completo.

The Jacksons saiu para atuar em mais 35 cidades. A turnê rendeu aos meninos o único álbum in concert,
The Jackson Live! gravado no Madison Square Garden. As duas gravações em conjunto servem como um lembrete de que o musical Triumph dos Jacksons e de Michael tinha realmente estado em mais de uma década em construção.

Entre as seleções está um medley dos sucessos do Jackson FiveBen de Michael, sucessos dos Jacksons como Shake Your Body (Down to the Ground)One Lovely e Heartbreak Hotel, e sucessos de Michael de Off The Wall.

Com os Jacksons estando em seu pico em 1982, Michael decidiu que era hora de, mais uma vez, buscar mais triunfos de sua autoria.''