Capítulo 04

''As raízes do Jackson Five podem ser atribuída a uma televisão quebrada. O ano era 1955. A TV em questão era a nossa velha Muntz em preto-e-branco. Nosso reparador, o Sr. Willis, veio e tentou consertá-la, mas sem sucesso.

"Eu receio que vou ter de mantê-la por algum tempo", disse ele.

Sr. Willis acabou mantendo nossa televisão mais do que "um pouco de tempo." Mas foi a minha ''deixa''.

"Não a traga de volta ainda," eu disse a ele, depois de ter sido consertada. "Eu não tenho o dinheiro para pagar." Joe e eu estávamos em um aperto financeiro no momento.

Até então éramos uma família de seis pessoas - Rebbie tinha cinco anos; Jackie, quatro; Tito, dois e Jermaine era um bebê. Dependente como eu era da TV para o entretenimento deles, à noite, de repente eu estava confrontada com o desafio de manter meus filhos ocupados de alguma outra forma.

O que eu decidi fazer foi cantar com eles. Eu percebi que eu poderia ''comandar'' algumas canções enquanto eu passava, costurava ou lavava a louça. Eu comecei a ensinar-lhes as músicas que eu cantava com meu pai: Cotton FieldsShe’ll Be Coming Round The MountainWabash Cannonball.

As crianças adoraram nossas canções desde o primeiro dia. Mesmo o pequeno Jermaine pulava em sua cadeira ao som de nossas vozes se misturando.

Jackie: ''A primeira vez que ouvi minha mãe realmente se soltar em uma música country, fiquei impressionado. ''Deus, ela pode realmente cantar'', pensei. É assim que tudo começou para mim e meu irmão - nos harmonizando atrás dela.''

Nossas canções na sala de estar se tornaram uma tradição da família Jackson. No entanto, eu nunca sonhei nem por um momento naquela época, sobre ensinar meus filhos a se apresentar juntos - nem mesmo no início dos anos sessenta, quando o ''som Motown'' começava a competir com os gostos das minhas músicas country favoritas, para chamar a atenção das crianças.

Jackie: ''Motown Records explodiu com um som que todos - negros e brancos - amavam. Era um som que levava as pessoas.''

Motown certamente trouxe meus filhos mais velhos juntos pelo rádio. Eles mantinham os ouvidos colados  na WWCA todos os dias, para ouvir os mais recentes lançamentos para a nova gravadora de Detroit, fundada pelo compositor e produtor Berry Gordy.

Rebbie: ''Nós também ficávamos ligados nas palavras do DJ, esperando por uma próxima aparição em Chicago de The MiraclesThe Temptations, ou um dos outros grupos da Motown. Morríamos querendo vê-los embora, claro, não pudéssemos. Ainda assim, a cada passo febril do DJ, mais fanáticos ficávamos.''

Assim que as crianças ouviam uma nova gravação, elas juntavam suas moedas, ou imploravam-me por algumas, e corriam para comprá-la na pequena loja de discos, em frente a Roosevelt High.

Naturalmente, quando traziam o single para casa, eles queriam colocá-lo no aparelho de som imediatamente, para dançá-lo em suas meias. Eu ficava feliz em permitir essa dança na sala de estar, especialmente depois que eu tivesse acabado de encerar o piso. A dança deles manteria o piso brilhante por dias!

Rebbie: ''Nós também estávamos realmente ''por dentro'' das danças: the Jerkthe Mashed Potatothe Walkthe Ponythe Four Corners.''

Muito antes de nós termos ouvido a palavra Motown, Rebbie e Jackie eram as estrelas da dança no bairro. Quando tinham cinco e quatro, respectivamente, começaram a ganhar concursos de dança em festas do bairro.

Rebbie amava tanto dançar que ela dançava ao redor da casa todos os dias, depois de terminar suas tarefas de limpeza. "Mãe, como você pode apenas ficar sentada?", ela me disse mais de uma vez, particularmente quando uma boa canção Motown tocava no rádio.

"Você não sente que tem que se  mexer?" Ela é da mesma maneira, hoje. Quando um assistente de palco lhe trouxe uma cadeira em um dos shows de Michael no Madison Square Garden, em 1988, ela disse:

"Não, eu vou ficar dançando." Ela dançou nos bastidores durante todo o concerto.

Na verdade, com exceção do Marlon, todos os meus filhos pareciam ter nascido para dançar. Marlon teve que trabalhar muito duro em sua dança, que valeu a pena porque hoje ele é um excelente dançarino, também.

Mas meus meninos mais velhos não se contentavam apenas com as canções da Motown. Eles queriam cantá-las, também. E eles o fariam, entre eles, em seu quarto.

Jackie: ''No início, Tito, Jermaine e eu gostávamos apenas de brincar, tentando aprender as músicas ao desligar o rádio. Mas, de repente, nos tornamos bons - bons o suficiente para que as pessoas que passassem por nossa casa parassem para nos ouvir. Às vezes, até se sentavam no gramado. Tínhamos telas nas janelas e eles podiam ouvir-nos muito bem, porque fazíamos muito barulho. Uma vez conquistados os seus ouvidos, nós sabíamos que tinha algo acontecendo.''

Eles conquistaram meus ouvidos, também. Os de Rebbie, igualmente.

"Mãe, olhe em meus braços - Eu tenho arrepios só de ouvi-los cantar", exclamou um dia. Outro dia eu a encontrei chorando junto à porta deles, porque ela achou que eles harmonizavam tão bonito.

Como eu mencionei, a situação da criminalidade piorava em Gary, e ironicamente teve um papel no seu desenvolvimento como cantores. Muitas vezes Joe e eu tínhamos que ficar de olho em nossos filhos, não por causa de qualquer coisa que tivessem feito de errado, mas porque tínhamos visto tipos indesejáveis ​​em torno do parque, atrás da casa.

Jackie, Jermaine e Tito frequentemente faziam o melhor naqueles tempos, continuando a aperfeiçoar as suas versões dos sucessos atuais da Motown, em seu quarto. Algumas noites, quando era seguro fazê-lo, eles cantavam na esquina, sob a luz da rua.

Jackie: ''Amava cantar fora, poderíamos obter grande harmonia por causa dos ecos.''

Eles ficavam melhor e melhor.

"Mãe, vamos estar na TV, assim como The Temptations", eles me anunciaram, um dia.

Quando estava com quatro anos de idade, Michael começou a adicionar a sua voz para o mix de seus vocais, eu comecei a pensar:

''Bem, eles parecem ter potencial...'' Eu estava entusiasmada o suficiente sobre o seu canto para pedir a Joe para lhes fazer um teste. Porque Joe estava trabalhando dois turnos por dia na época - no turno da noite na Inland Steel e no turno do dia na American Foundries - ele ainda não os tinha ouvido cantar ainda.

Mas Joe não parecia muito receptivo. "Kate, eu não tenho tempo agora", disse ele. Joe, no entanto, teve uma ideia de seu talento musical dos meninos quando ouviu Tito, com oito anos, tocar guitarra pela primeira vez. Há uma história sobre como Tito veio para um "teste" com seu pai.

Joe tinha uma regra que nenhum de seus filhos poderia tocar em sua guitarra, a qual ele guardava em uma caixa no armário do corredor. Mas Tito começou a tirar a guitarra, de qualquer forma, enquanto Joe estava no trabalho, e aprendeu a tocá-la sozinho.

"Você sabe o que o seu pai disse." Eu o repreendia quando o pegava. Mas eu nunca forçei Tito para colocar a guitarra de volta, porque interiormente eu aprovava sua iniciativa. Eu também elogiava seu talento em ascensão na guitarra de seu pai, que em breve daria a Tito uma box guitar.

Tito e Lutero, irmão de Joe, tocavam juntos quando Lutero vinha nos visitar. Meu filho melhorava de forma constante. Então, um dia Tito arrebentou um das cordas. Não tendo o dinheiro para comprar uma corda nova, ele decidiu guardar a guitarra de Joe de volta. Eu vi ele fazer isso, mas eu não disse nada.

Tito, então, prontamente arrebentou uma das cordas da guitarra de Joe. Ele colocou a guitarra de volta em sua caixa e no armário e se preparou para as conseqüências.

Quando Joe viu a corda arrebentada, ele imediatamente confrontou os meninos.

"Quem fez isso?" Ele exigiu, segurando sua guitarra agora com cinco cordas.

"Tito", os irmãos imediatamente respondeu.

Naquele momento eu falei.

"Eu dei a Tito permissão para tirar a guitarra", eu menti.

Joe olhou para mim.

"Por que você deu-lhe permissão quando eu disse às crianças que não poderiam tocar a guitarra?" Ele vociferou. "Você está incentivando-o a desobedecer!"

Joe se virou para Tito. "Tito, sente-se", ordenou. "Eu quero ver se você pode tocar guitarra."

Tito calmamente começou a realizar alguns de seus riffs favoritos. Joe não conseguia disfarçar seu choque.

"Menino, você pode tocar", disse ele.

Logo depois, Joe chegou em casa do trabalho segurando um presente surpresa para Tito atrás das costas: uma brilhante guitarra vermelha elétrica.

"Honestamente, Joe! Os meninos têm talento" Eu disse a ele, mais uma vez. "Eu quero que você os ouça!"

Finalmente, Joe ''os testou'' também.

"Eles podem cantar", ele concordou depois. "Mas" ele acrescentou "Eu ainda não tenho tempo para trabalhar com eles."

Logo depois eu recebi um telefonema do nada, de uma mulher chamada Evelyn Leahy, que confirmou a minha crença de que os meninos tinham algo de bom musicalmente.

De alguma forma, ela tinha ouvido falar que eles cantavam, e ela me perguntou se eles estariam interessados ​​em se apresentar em um show de moda infantil que ela estava organizando para uma loja de departamento no Glen Park, no subúrbio de Chicago.

Eu disse que iria verificar com eles para ver, eles hesitaram por cerca de um segundo antes de dizer "sim!" Até aquele momento, a única forma deles cantarem para os outros tinha sido para parentes na casa de um dos primos de Joe.

Eu, então, tive um intercâmbio fatal com Evelyn Leahy.

"Como os garotos se chamam?", Ela perguntou. "Quero incluir o seu nome nos panfletos."

"Oh, não chegamos a um nome ainda", eu respondi. "Mas eu estive pensando sobre The Brothers Jackson Five". Marlon queria estar no grupo, também.

Evelyn Leahy pensou por um momento.

"Que tal Jackson Five, em vez disso?", sugeriu. "Você sabe, soa muito melhor."

Senhorita Leahy pediu aos meninos que preparassem três músicas de sua escolha. Enquanto os meninos ensaiaram as músicas por si só, eu me designei sua figurinista. Eu decidi vesti-los com calças pretas e camisas vermelhas com "J5" e um aplique bordado em azul no bolso do peito. Cecille Roach, uma senhora jamaicana que morava na mesma quadra, fez o trabalho de bordado para mim.

No dia do desfile, nos empilhamos nos carros de Joe e seu irmão Lutero e fomos para o Glen Park.

Nós não sabíamos o que esperar quando chegamos à loja de departamento. Enquanto andávamos ao redor, o cenário não era muito impressionante como eu teria gostado para a estréia pública dos meninos. Um palco foi montado no meio da loja, e não havia uma cadeira dobrável à vista. O público de clientes teria que assistir o programa de pé.

Dividindo o projeto com os garotos, havia um ato de um casal de crianças. Depois de uma equipe de dança de meninos e meninas se apresentarem, era o giro do Jackson Five. Entre as as canções que eles apresentaram havia um sucesso atual, Doin’ the Jerk, dos Larks.

Jermaine cantava, enquanto os outros faziam os vocais de fundo. Quanto a sua instrumentação, Jermaine tocou a linha de baixo na guitarra de Joe; Tito dedilhava em sua guitarra elétrica; Jackie batia o pandeiro e Michael batia os bongôs. Marlon dançava.

Jackie: ''Eu estava envergonhado. Eu simplesmente não estava preparado para atuar em uma loja de departamento na frente dos meus amigos, incluindo um par de minhas namoradinhas. De repente, estávamos em nossa primeira música, e eu vi os clientes se aproximando de nós, olhando para nós.''

Foi tudo um pouco bizarro. Como Joe e eu estávamos na platéia, eu poderia dizer que Joe estava nervoso. Como se os tivesse ensaiando, ele silenciosamente mexia a boca com cada palavra de todas as canções.

Quanto a mim, eu não estava nervosa. Apenas orgulhosa. E apenas um pouco animada, pensando que talvez, apenas talvez, este fosse um começo de algo grande para os meninos.

Envergonhados ou não, os meninos fizeram bem. A multidão recompensou-os com uma saudável rodada de aplausos no final de sua apresentação.

"Em pouco tempo, você vai se apresentar em lugares mais agradáveis", eu me vi dizendo a eles, no caminho de casa.

Logo depois, a cunhada de Joe, Rose Bobbie Jackson, fez uma sugestão destinada a colocar o Jackson Five na trilha musical.

"Por que você não leva essas crianças no show de talentos na Roosevelt High?", Disse. Formada pela Roosevelt, ela explicou que o show anual era feito principalmente de estudantes da Roosevelt, mas os participantes mais jovens eram bem-vindos, também. Por mais estranho que possa parecer, foi a primeira vez que eu ouvi falar sobre o show, apesar de Joe e eu estarmos vivendo no bairro há 15 anos.

Logo aprendi que o show era parte de um programa municipal destinado a identificar jovens talentos promissores. Os vencedores do show de Roosevelt e dos shows de talentos realizados em outras escolas ao redor de Gary competiriam no Annual Talent Search realizado no Estádio Gilroy.

A busca resultaria na apresentação do jovem talento musical do ano em Gary. Eu era toda a favor para o Jackson Five competir. Então seriam também Joe e os meninos.

Dois meses mais tarde, Bobbie Rose chamou para me informar sobre as audições para o talento que seriam realizadas em breve. Os meninos foram para o trabalho. Eles eram 'todo negócios'.

"Quem é que podemos encontrar para tocar bateria?" Eles pediram. Apenas bongôs e pandeiro, eles decidiram, não fariam a percussão neste momento. Um menino vizinho, Milford Height, tinha acabado de adquirir um conjunto de bateria, então eles o recrutaram.

Embora Joe já tivesse expressado seu desejo de começar a trabalhar com os meninos, ele ainda estava muito ocupado para ser de muita ajuda. Então eu ofereci uma indicação ou duas para os meninos, enquanto eles ensaiavam.

Para os seus dois números, eles decidiram por My Girl, um grande sucesso dos Temptations na época, e uma música que eles próprios escreveram para apresentar cada um dos irmãos. A última canção foi projetada principalmente como uma vitrine para os talentos de dança de Michael, com seis anos de idade.

Enquanto os meninos ensaiavam seu conjunto, fiz o momento de desenhar outro conjunto de figurinos. Eu decidi por camisas brancas com laços vermelhos, smoking vermelho e calças pretas. Eu comprei as camisas e fiz os smokings.

O Jackson Five passou na audição da Roosevelt com louvor. Eles devem ter feito uma grande impressão na competição, também.

Jermaine: ''Finalmente o dia do show de talentos iria acontecer. Estávamos prestes a ir, quando decidimos verificar novamente os nossos instrumentos, para se certificar de que eles estavam em ordem. Para nosso espanto, descobrimos que as guitarras e o baixo haviam sido adulterados, pois eles estavam desafinados. "Alguém não quer que a gente vença", eu disse. Nós rapidamente arrumamos os instrumentos, e esperamos  na ala para o nosso nome a ser chamado.''

Os meninos abriram com My Girl, com Jermaine conduzindo a canção. O aplauso foi alto e sustentado. Em seguida, os rapazes lançaram em seu tom original.

Jackie: ''Quando tivemos a multidão exatamente onde queríamos, Michael largou seus bongôs, tomou o centro do palco e começou a dançar como James Brown. Ele colocou a casa abaixo. Naquela noite ficamos entusiasmados em voltar para casa com o troféu de primeiro lugar. Nós não tínhamos o dinheiro para uma festa fora, mas nós fizemos, felizes, uma festa de sorvete.''

Fazendo a vitória do Jackson Five, o mais especial para nós era o fato de que os meninos tinham ganhado uma série de concursos ao longo do tempo. Deniece Williams, uma dos outros artistas, estava destinada a atingir o topo das paradas ela mesma, anos depois, com Let’s Hear It For the Boy.

Rebbie: ''Eu acho que os shows de talentos tinham muito a ver com o nosso bairro - e todos de Gary, por assim dizer - tornando-se um forte viveiro de jovens talentos. Os professores estavam sempre incentivando as crianças a fazer a audição. Quando um grupo de crianças se envolvia, outros a faziam também, porque não queriam perder - a velha competição. Assim, tornou-se ''a coisa a fazer'' em Gary. Além disso, não faltava inspiração para as crianças: O ''Som da Motown'' estava definitivamente em seu auge. Conforme eu assistia o show, fiquei impressionada com o fato de que quase todos as apresentações tinham um sabor Motown. Todos, ao que parecia, estavam planejando em se tornar os próximos Temptations.''

Jackie: ''Música, todos descobriram, era o bilhete para sair de Gary.''

Pensando bem, estou contente pelos meninos terem tido competição musical em seu próprio quintal. Os fizeram trabalhar mais desde o início, para ganhar reconhecimento.

Poucos meses depois de seu triunfo na Roosevelt High, o Jackson Five ganhou o Annual Talent Search. Mais uma vez, Michael roubou o show.

Seu momento de glória veio durante a versão dos meninos para o sucesso de Robert Parker, Barefootin, no qual Michael cantou. Durante o intervalo instrumental, de repente ele tirou os sapatos e fez a dança descalço, ao redor do palco.

Jackie: ''Para chegar a uma ideia sobre o local como esse, na sua idade .... Eu simplesmente não podia acreditar.''

Rebbie: ''Além de seu talento óbvio, a coisa que me impressionou sobre Michael na época era o fato de que ele não tinha qualquer inibição. Em um cenário como esse, maiores de sete anos de idade iriam ficar inibidos. Mas a atitude de Michael era: "Eu vou ir lá e fazer."

A vitória do Jackson Five deu aos meninos sua primeira aparição na imprensa:: um elogio rasgado, com foto, no Gary Post Tribune. Recortei o artigo e colei no meu novo álbum. Agora, acalentando os mesmos sonhos de fama musical e fortuna para o Jackson Five que uma vez eu abrigara para mim e, mais tarde, para Joe e The Falcons, eu esperava que, algum dia, aquele álbum estourasse com artigos sobre o Jackson Five.

Quanto a Joe Jackson, ele fazia os seus pensamentos sobre o seu futuro e o dos meninos, conhecidos quando preparou uma fita de performances dos meninos para enviar para seu irmão Lawrence, que estava colocado na Força Aérea.

Joe gravou esta previsão: "Esses meninos vão me tirar da fábrica de aço."

No entanto, os vários anos que o Jackson Five gastou perseguindo um contrato de gravação e estrelato profissional estavam fadados a ser tensos. Eu me preocupava que os meninos não seriam "descobertos" a tempo.

''Os meninos são novidade agora...'', eu pensei em 1966, quando Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Michael ainda tinham apenas 15, 13, 12, 10 e oito anos, respectivamente.''...Quando  eles ficarem um pouco mais velhos, as pessoas vão esperar para fazer no palco o que já fazem agora, como crianças.''

Joe ouviu o relógio 'tiquetaqueando' a carreira, também. Mas, ao mesmo tempo em que ambos queriam ter muito cuidado com os meninos e não se apressar em um negócio de gestão, por exemplo, para que não viessem a se arrepender mais tarde.

No final, Joe decidiu assumir o controle da nova carreira do Jackson Five ele mesmo. Tendo tido um sabor do show business, Joe sentiu que poderia fazer tão bem, se não melhor, do que qualquer gerente de fora.

Ele certamente avançou rapidamente e decisivamente. Uma de suas primeiras decisões foi investir em uma série de equipamentos para os meninos: mais guitarras, amplificadores e microfones.

"Joe, se for para nós fazermos mais dívidas, eu prefiro a adição de um ou dois quartos," eu reclamei. Eu tinha, de fato, guardado meus contracheques da Sears com a finalidade de aplicar algum dinheiro na reforma (da casa).

Mas Joe foi insistente: "Sacrifique agora e me deixe comprar o equipamento, e um dia você será capaz de ter uma casa nova e muito mais." Eu dei (o dinheiro) a ele. Mas eu me opus vigorosamente outra de suas idéias: mudar o Jackson Five para Jackson Four. Joe não queria Marlon para estar no grupo.

Rebbie: ''Marlon só não estava coordenado com seus passos de dança como os outros irmãos. Não importava o quanto ele trabalhasse duro para isso - e ele trabalhava três, quatro, cinco vezes mais forte que o resto deles - ele simplesmente não parecia conseguir. Ele ficava em lágrimas o tempo todo, tentando aprender os movimentos.''

Nessa altura, Marlon era o cantor menos talentoso, também. Sua falta de habilidade para cantar incomodava Joe ainda mais do que a sua dança.

"Se eu mantê-lo no grupo, ele só vai atrapalhar a harmonia", Joe me disse em particular.

"Joe, você não pode fazer isso", eu respondi. "Mesmo que Marlon apenas esteja lá no palco e movimente a boca com as palavras, ele tem que estar no grupo." Eu queria o sucesso musical para os meus meninos, mas não ao custo de ter um deles emocionalmente com medo para a vida.

Desta vez, eu havia vencido. Mas é um fato que Marlon nunca cantou uma palavra como um membro do Jackson Five até os rapazes começarem a gravar para a Motown.

Joe colocou os meninos em uma programação de ensaios formal. O ensaio era nas segundas, quartas e sextas-feiras. Se eles tivessem um show chegando, Joe ajustava o cronograma de acordo.

Em um dia de ensaio, os meninos tinham seus instrumentos arranjados na sala de estar às 04:30 da manhã... Quando Joe voltava do trabalho. Eu teria o jantar na mesa, nós comíamos e depois Joe e os meninos ensaiam pelas próximas duas horas. Se Joe tivesse que trabalhar até tarde, eu correria o ensaio em seu lugar.

Às vezes as coisas não corriam bem.

Rebbie: ''Ocasionalmente, Joe tentava colocar Michael para cantar, ou fazer algo que ele não tivesse vontade de fazer, e Michael não iria cooperar. Ele tinha um pouco de uma atitude por vezes, até então ele sabia que era muito importante para o grupo como vocalista. No início, Joe ficava furioso com Michael, mesmo castigando-o. Mas uma palmada sempre saía pela culatra. Michael, então, estava muito triste para continuar e o ensaio seria cancelado. Então Joe tentava uma abordagem diferente.

O que ele e os irmãos mais velhos tinham que fazer é tentar elogiar ele, jogar com seu pequeno ego. Às vezes, funcionava! Era uma coisa para Michael sonhar que um dia viveria em um castelo. Era outra coisa para ele e seus irmãos entender que precisava disciplina e sacrifício para alcançar um sonho. Eles eram ainda tão jovens.''

Jackie: Papai nos dizia: "Basta manter o bom trabalho. Vocês vão fazer isso. Mantenham.'' Mas, às vezes, enquanto nós ensaiávamos, veríamos as crianças da vizinhança passando lá fora, em direção ao parque, carregando seus bastões e luvas, e eu não queria nada além do que estar lá fora com eles, ao invés disso.''

Os meninos, no entanto, podiam ver que muitas horas que passaram em sua música produzia resultados. Tornaram-se todos imbatíveis no circuito dos sows de talentos de Gary. A única competição que haviam perdido, em Horace Mann High, tinha sido julgada por crianças que, suspeito, estavam cansadas ​​de ver o Jackson Five ganhar o tempo todo. Sempre que os meninos entravam em um concurso, eles ouviam os outros concorrentes resmungar: "Oh, o Jackson Five estão competindo. Deveríamos muito bem cair fora."

Com nada a provar em Gary, Joe mergulhou o Jackson Five em um lago de maior talento, Chicago. Chicago ostentava um dos shows de talentos de primeira, no Centro-Oeste: o concurso amador na noite de domingo no Teatro Regal.

Regal era um teatro famoso. Todas as estrelas da Motown tinha tocado lá, todos os grandes nomes do R&B. O que fazia o show de talentos do Regal tão especial era o fato de que quem fosse campeão três vezes, seria convidado de volta ao Regal não só para realizar um super show de talento com todos os outros vencedores múltiplos, mas também para aparecer no mesmo palco com uma estrela consagrada.

Eu fiquei em casa com meus outros filhos, na primeira noite em que o Jackson Five subiu ao palco no Regal. Finalmente até tarde da noite, o telefone tocou. "Oi, mãe, é Jermaine" a voz no outro lado da linha disse. "Nós vencemos, e nós pensamos que você poderia querer saber."

Meus próximos dois domingos foram replays: minha expectativa nervosa seguida por uma chamada de vitória por um dos meninos. O Jackson Five finalmente ganhou o show de talentos dos campeões da Regal, também.

O Regal acabou colocando os meninos na mesma apresentação - embora sete delas fossem removidas - com um dos melhores e mais quentes do  R&B de 1967: Gladys Knight and the Pips.

O grupo recém tinha lançado uma canção chamada I Heard It Through a Grapevine. Os meninos, Joe e o assistente de Joe, Jack Richardson, voltaram do show para casa cansados, mas triunfantes.

"Cara, esses Pips foram demais!" Jack exclamou para mim.

"Sem brincadeira, Kate, eles são muito bons", disse Joe. "Mas os meninos foram muito bons, também."

Depois do triunfo do Jackson Five no Regal, Joe olhou ao redor e viu que havia ainda mais uma montanha de shows de talentos para os meninos escalarem: ganhar a competição da noite amadora no Teatro Apollo do Harlem. Ele e Jack levaram os meninos para Nova York em nosso Volkswagen para escalar a montanha.

Porque a reputação dos Jackson Five os precedia, o Apollo os introduziu diretamente para a final Superdog, o seu mais prestigiado evento amador. Mais uma vez, os irmãos ganharam.

"Quando nós vencemos no Apollo, finalmente nós sentimos que nada poderia ficar no nosso caminho", Michael escreveu mais tarde.

De fato, sua carreira agora mostrava sinais de realmente estar decolando. Antes do Apollo, seus únicos shows profissionais tinham sido a inauguração de um clube, em uma pequena taberna de Gary chamada Mr. Lucky, pelo qual eles ganharam todos oito dólares, além de um adicional de dicas e datas em uma boate de Chicago.

(Quanto aos shows de Chicago, eu não sabia que alguns desses clubes tinham strippers na mesma programação até ler a autobiografia de Michael. Joe e os meninos, obviamente, não me disseram porque eles sabiam o que eu diria.)

Mas depois da sua vitória no Apollo, Joe contratou os serviços de um promotor de Nova York, que começou a reservar os concertos para os meninos em fins de semana e durante as férias escolares.

Marlon: ''O promotor juntou-nos com uma série de outras apresentações juvenis que estavam no caminho para fazer isso.... The O'Jays, The EmotionsThe Vibrations e The Delfonics. Normalmente, uma estrela consagrada comandava o show, nós tocamos em uma porção de eventos com Jerry Butler, por exemplo. Viajamos para Philly, Nova York, Kansas City, St. Louis. Fizemos todas essas viagens em nossa VW (Volskswagen - nota do blog).

Tito: ''Eu adorava a ideia de estar na estrada, de não estar em Gary. Tudo era novo e emocionante para todos nós. Nós não nos importávamos em ter que nos sentar no nosso equipamento por horas, na parte de trás da VW, enquanto o pai ou Jack dirigia para o próximo show. Nós não conhecíamos nada diferente.''

A única vez que eu acompanhei os meninos para uma apresentação fora do estado foi quando eles se apresentaram em um clube em Milwaukee. Duas coisas se destacam em minha mente sobre aquela noite: os olhares chocados da platéia quando as pessoas viram como os Jackson Five eram jovens, e pelo desempenho polido e profissional que os garotos apresentavam.

A grande coisa sobre o aprendizado de duas músicas nas aparições nos shows de talentos com horas de apresentação, foi o conjunto de oportunidade dos meninos para crescer artisticamente, para oferecer uma mistura de baladas e rock, para dominar a arte do ritmo.

Tito: ''Nós sempre conhecíamos as últimas músicas no rádio. Quando algo novo saía da Motown ou da Aretha Franklin, saberíamos em um estalar de dedos. Estávamos constantemente levando nosso show aos arredores, muitas vezes, atendendo aos pedidos da multidão.''

Cada show do Jackson Five, no entanto, tinha seus números básicos, garantindo o agrado das multidões. Entre eles: Jermaine apresentava Stormy Monday e Michael fazia a versão de Tobacco Road. Além disso, Michael sempre mantinha seus pés no centro das atenções, durante uma canção de James Brown.

Michael continuou a surpreender a família com seu talento, dança e especialmente a sua capacidade de inventar novas jogadas sensacionais no meio do palco. Muitas vezes, as primeiras palavras da boca de Joe, quando ele voltava de um show no final de semana seria: "Adivinha o que Michael fez desta vez?"

Por mais que eu aprovasse o Jackson Five solto na estrada para aumentar sua exposição, era difícil para mim estar à parte deles e de Joe, tantas vezes. Como uma típica mãe, eu me preocupava com o risco de acidente de carro em uma estrada gelada, em algum lugar.

Enquanto eu mantinha a casa aquecida, eu continuava envolvida nas carreiras dos meninos, fazendo seus figurinos, muitas vezes com a ajuda de Rebbie. Meu maior e último compromisso estava em fazer ternos apropriados para eles.

Um dia, um vendedor ambulante apareceu com um tecido 'verde- floresta' brilhante.

"Puxa, isso vai fazer belos ternos para os meninos", Joe comentou.

"É?..", eu disse "Quem é que vai fazê-los?" Meu trabalho estava limitado sobretudo a smokings e coletes.

"Você", Joe anunciou. "Você pode aprender."

Joe foi em frente e comprou o material, e eu comprei um modelo e assumi o projeto.

Passei por alguns problemas. Há uma foto publicitária dos meninos vestidos com os ternos, e você pode ver que eu tive um momento difícil para terminar a parte de trás do casaco de Tito. Mas ao todo, eu fiz um bom trabalho.

A coisa frustrante é que os meninos não superavam o valor de um mês do meu trabalho, em nenhum momento. "Da próxima vez, Joe" eu disse, "leve os meninos a um alfaiate."

Em meados de 1968, o Jackson Five recebia até 600 dólares por show. Eu me lembro de pensar: ''Meu Deus, meus filhos estão fazendo um monte de dinheiro agora.'' Era o suficiente para nós comprarmos nossa primeira televisão colorida, uma nova máquina de lavar e secar, um novo sofá, lâmpadas novas e uma nova mesa para a sala de estar.

(Os meninos também continuaram a se apresentar em Gary e Chicago, mas por menos dinheiro. Ainda guardo um cheque devolvido de 375 dólares, de um DJ de Chicago,  o "pagamento" dos garotos para um show de Chicago que ele havia promovido.)

Até então o Jackson Five já tinha uma gravação liberada, em um pequeno 'selo' (gravadora - nota do blog) de Gary chamado Steeltown. Joe decidiu que seria uma boa experiência para eles irem ao estúdio, só para ver o que aconteceria.

Steeltown providenciou as canções, o lado "A" era Big Boy, uma bonita canção sobre amor juvenil. As sessões aconteceram no estúdio Steeltown no centro da cidade, em um par de sábados.

No dia seguinte, Joe, as crianças e eu nos reunimos na nossa sala de estar com os nossos ouvidos para o rádio. Tínhamos sido informados de que a WWCA iria tocar a gravação em um determinado momento, e com certeza, ela o fez. No momento em que a ouvimos, nós todos aplaudimos.

Big Boy vendeu não mais do que alguns exemplares - é um item de colecionador hoje. No entanto, os sentimentos de alegria e orgulho que eu senti ao ouvir o Jackson Five pela primeira vez no rádio, são indescritíveis.

Assim, em 1968 os meus meninos estavam temperados e prontos para o estrelato. Eles só não tinham sido "descobertos" ainda. E eles continuaram a crescer.

"Joe, nós temos que conseguir um contrato de gravação, antes que eles fiquem muito velhos." eu comentei.

Joe estava tentando. Vários olheiros das gravadoras tinham mostrado interesse no Jackson Five, mas não chegaram a nada em suas conversações com Joe.

Quanto a Motown, aparentemente a gravadora lógica para o Jackson Five gravar, Joe tinha enviado uma fita ao fundador da empresa, Berry Gordy, em 1966. Mas tinha sido devolvida três meses depois, e nós não tivemos mais contato com a gravadora.

Os meninos realmente precisavam de uma pausa. Em agosto, eles tiveram uma. Um produtor para o David Frost Show, que de alguma maneira soube dos meninos, chamou  Joe e os convidou para aparecer no programa. Seria a estréia do Jackson Five da TV.

A oferta veio poucos dias antes dos meninos estarem programados para se apresentar no Teatro Regal com Bobby Taylor, um cantor da Motown de quem Joe tornou-se amigo. Joe decidiu que ele e os meninos iriam fazer o show, em seguida, voar para Nova York, logo depois de fazer o David Frost Show.

Quando ele e os meninos estavam viajando, Joe mantinha contato comigo por telefone. No entanto, ele não me chamou de Chicago para me deixar saber sobre como tinha sido no Teatro Regal. Preocupada, eu fiz uma chamada para Nova York. Mas eles não estavam lá.

Finalmente, Joe fez a chamada. Mas não de Nova York. De Detroit.

"O que aconteceu?" Eu exclamei. "Eu tenho medo da morte."

"Eu cancelei o Frost Show." Joe explicou, animadamente. ''Bobby Taylor queria levar-nos para a Motown para uma audição e decidimos ir. Fomos todos dormir no apartamento de Bobby. Os meninos já fizeram o teste - Motown ainda filmou. Não nos ofereceram um contrato ainda, mas a julgar pelos sorrisos nos rostos de todos, Kate, eu sei que vai acontecer!"